Novo Volkswagen Touareg chega em Junho só com um motor

Revelado no final do passado mês de Março, em Pequim (China), a terceira geração do Volkswagen Touareg tem estado a ser apresentada à imprensa em Salzburgo, na Áustria. A estreia no mercado português acontece na segunda metade de Junho e será feita apenas com uma motorização.

Mas vamos por partes. Primeiro importa falar do visual adoptado pela VW para um modelo que foi originalmente lançado em 2002 (veja a evolução no vídeo abaixo). As novidades são mais do que muitas e são notórias as linhas estéticas inspiradas no Volkswagen Arteon.

A VW aumentou o comprimento (7,7 cm) e a largura (4,4 cm), mas "cortou" (7 mm) na altura. Com isto este novo Touareg passou a ter 4,878 metros de comprimento, 1,984 m de largura e 1,702 m de altura. Estes números garantem, obviamente, muito espaço útil no habitáculo, uma bagageira gigante (passou de 697 para 810 litros) e claro, um "look" musculado e um "porte" que impõe respeito.

A plataforma usada é a nova MLB Evo, partilhada com os "irmãos" Audi Q7, Porsche Cayenne e Bentley Bentayga, o que permitiu uma redução de peso de 106 kg e a adopção das mais recentes tecnologias de segurança activa e de ajudas à condução.

Mas é no habitáculo que encontramos mudanças mais radicais. A marca de Wolfsburgo afirma que o desenvolveu de raiz e deu-lhe materiais da mais elevada qualidade e muita tecnologia. Não é à toa que a VW diz que este Touareg III é "o SUV da geração digital". O maior destaque é o "Innovision Cockpit", um sistema que combina um painel de instrumentos digital de 12 polegadas com um ecrã central táctil de 15 polegadas, aos quais ainda se junta um novo "head-up display" que projecta informações no pára-brisas. Mas não festeje já, é que este "Innovision Cockpit" é um equipamento opcional e terá um custo de 2.200 euros. De série o ecrã central é de "apenas" 9,2 polegadas e o painel de instrumentos é analógico.

A nível mecânico, e tal como referimos no início deste texto, o novo Touareg só contará com um motor quando fizer a sua estreia no nosso país. Trata-se do bloco V6 TDI de 3.0 litros (com caixa automática de 8 velocidades) que conta com 286 cv de potência, que acelera até aos 238 km/h e que passa dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos.

Mais tarde, lá mais para o Outono, este mesmo V6 TDI de 3.0 litros também ficará disponível na variante de 231 cv, sendo que na mesma altura também será estreado um bloco 3.0 TSI a gasolina de 340 cv. Em 2019 chega a proposta mais potente da gama, o V8 TDi de 4.0 litros que debita 421 cv e é espectável que a VW também traga para a Europa o híbrido "plug-in" de 367 cv (com 80 quilómetros de autonomia totalmente eléctrica) que fez com o mercado chinês em mente.

Este Touareg estará disponível com dois níveis de equipamento: Elegance (jantes de 19 polegadas e apontamentos interiores em alumínio) e R-Line (jantes de 20 polegadas e um "look" vincadamente mais desportivo). Porém, o nível de equipamento "Elagance" pode facilmente tornar-se (sem custos) no nível "Atmosphere", que troca o alumínio pelos acabamentos em madeira.

Ainda não são conhecidos os preços da terceira geração do VW Touareg para o nosso país e só deverão ser anunciados mais perto da data de estreia comercial deste modelo, em Junho.  

Em destaque